quarta-feira, 12 de março de 2014

Perfilados


 
Agostinho foi de férias ao mesmo tempo que o seu colega e amigo Eduardo, técnico da secção de martelagem e cisalhamento, conhecido pela  descrição e rigor geométrico no trabalho diário representado graficamente em papel A3 que lavra todas as tardes, raramente levantando os olhos da secretária excepto quando o chefe por lá passa, fazendo-lhe uma respeitosa saudação com uma pequena declinação da cabeça.
Cada um foi para o seu lado. Um para o monte e o outro para as terras baixas junto ao mar. Da barraca da praia Agostinho vê o monte onde Eduardo descansa diariamente. Agostinho observa o colega sentado no alto da arriba, virado de costas para o horizonte de absoluto azul, mar tranquilo e plano como a folha no estirador. Vê-o pouco distinto, uma pequena sombra na contra-luz da manhã, imóvel, com a cabeça pendida, exactamente como o identifica na foto do seu perfil do facebook.

1 comentário:

Lolita Amachucante disse...

Talvez na forma, porque no conteúdo acho-os semelhantes. O dia chegará em que Eduardo esmagará crânios àqueles que considera suínos de nascença ou de parecença. Agostinho e Eduardo perfilam-se (ambos) de costas para o sol e para o absoluto azul; um de forma voluntária (porque o mar lhe lembra folhas A3?) e o outro como mero observador. Perfis a contraluz e contragosto, sem horizontes. Indiciam psycho killismo para breve. Tenham medo, muito medo... *****